sábado, 26 de maio de 2012

Psicoterapia


Todos os seres humanos ‘normais’ já tiveram seus altos e baixos na vida, e muitos talvez até estejam necessitando de algum tipo de psicoterapia para ajudar a resolver certos problemas. Quem sabe você já pensou em procurar um analista, mas não tinha certeza de que este era o caminho? Como saber o momento certo de buscar ajuda de psicólogos ou psiquiatras?
A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consegue mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões relacionamento interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças.
Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se fundamental em situações de desestruturação decorrente de crises ou casos de imaturidade psicológica, quando a pessoa se sente verdadeiramente inapta para lidar com os enfrentamentos e dificuldades em sua vida.   
A Psicoterapia pode trazer enormes benefícios como: 
- desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento,  aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
- desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão
 - sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida
- desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática - saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação,  assertividade, resolução de conflitos, etc. 
- fortalecimento psicológico - ampliação da resiliência -  para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
-favorecer a saúde integral, física e psicológica
-busca de sentido existência
- amadurecimento psicológico 
Os tipos de psicoterapia:
Há alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e a configuração dos problemas, sendo os principais:
- Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
 -Psicoterapia de Grupo
- Psicoterapia de Casal
- Psicoterapia de Família 

Conhecer um pouco sobre o que é Psicoterapia ajudará perceber se é algo que tem desejo de fazer. Existem diversas possibilidades de atuação do psicólogo na clínica, porém, o mais importante disso é deixar o paciente melhor consigo mesmo, podendo lidar com as problemáticas da vida de modo saudável e assim levar uma vida tranquila e bem organizada.    
                                                                                                                                                               

Fonte: http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/psicoter.html                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário