sexta-feira, 22 de março de 2013

Transtorno Bipolar


O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.

Causa:

O transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente. Ele geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

Tipos de transtorno bipolar:

•  As pessoas com transtorno bipolar do tipo I apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.

As pessoas com transtorno bipolar do tipo II nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.

• Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

Para a maioria das pessoas com transtorno bipolar, não existe uma causa evidente para os episódios maníacos ou depressivos. A seguir estão os possíveis desencadeadores de um episódio de mania em pessoas com transtorno bipolar:

•  Mudanças na vida, como o nascimento de um bebê

•  Medicamentos, como antidepressivos ou esteroides

•  Períodos de insônia

•  Uso de drogas recreativas

É importante destacar que o diagnostico de transtorno bipolar é difícil e precisa de toda colaboração do paciente e familiar.  Não devemos considerar mudanças momentâneas de humor com esse  transtorno, é comum hoje em dia muitos se auto diagnosticar bipolar, porém, sempre que há uma desconfiança é necessário procurar um    profissional.

Além do  tratamento medicamentoso que tem efeito fundamental e eficaz ao paciente, e deve ser seguido corretamente em sua prescrição, é necessário o acompanhamento psicoterápico. Esse trabalho entre psiquiatra-paciente-psicólogo, tende a dar resultados ainda melhores ao paciente que conseguira ter uma vida saudável e buscando sempre o melhor de si mesmo. 

Clenio Lopes 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-bipolar
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário