quinta-feira, 2 de junho de 2011

Grupo de Idosos: Histórias de Vida.

Grupo de Idosos em atividade 01.06.11

Esse ano iniciei uma atividade que tenho gostado muito, grupo com idosos na cidade de Farroupilha. Em parceira com a Prefeitura de Farroupilha e a Ong Moinho de Ideias o grupo foi se formando. Nesse grupo que tem como objetivo trabalhar o Teatro, através de dinâmicas, depoimentos, histórias, foi se estabelencendo vínculos e conhecimento mútuo. Entre muitas histórias e formas de apresenta-la, umas das idosas me trouxe por escrito uma síntese da sua, achei interessante e desejei compartilhar.
Vejamos o que ela diz: 
"Encontro de teatro: vou falar um pouco da minha vida; minha família sempre foi muito humilde, mas com muita fé em Deus e disposição, me lembro de pequena que a mãe amamentava irmã mais nova, depois quando comecei ir na aula, nós levava um caderno e o lápis, uma fatia de pão de merenda, muito frio de pé descalço, na estrada quando ouvia um barulho de carro tinha muito medo, nos subia no barranco pra se esconder, mais adiante comecei a caraquese nos domingos de tarde, muito contente porque se encontrava com amigos e amigas, a mãe dos colegas não se preocupava com nada, foi muito bom na época. E crescendo me tornei mocinha, comentava com as amigas e colegas da escola, depois comecei sair nas festas encontrar amigo e amigas diferentes, tive alguns namorados até que encontrei o amor da minha vida, namoramos três anos e meioe iniciamos a nossa caminhada a dois. Com 20 anos casei no dia 26 de junho de 1965. E começou mais compromisso, mais responsabilidade, tive a primeira filha Neusa, depois tive três filhos: valdecir,Neide e Ari, muito contente com a família, todos com saúde, mas dois anos depois tive outra meninas que nasceu morta, assim as coisas ficaram mais dificies, tristeza,chorava muito, mas sempre com muita força e fé em Deus nos animava porque os outros tinham boa saúde. 
Pobre,mal se tinha o que comer,pensemos de vim pra cidade em 1973, mudamos pra Farroupilha com o pouco que se tinha,começamos trabalhar de empregado, o marido sempre meio doente, os filhos pequenos não era fácil. Eles tinham que estudar, era frio e não se tinha roupa que nem hoje, seria tudo mais fácil. Porém, 38 anos depois estou aqui, os filhos casaram, tenho três netos, duas netas e uma falecida com três anos e meio. Começamos igual no casamento em 1965, marido e mulher.
Com muito amor,  paciência, fé e Deus vivo feliz, com a família, os vizinhos, amigos e com a comunidade que eu amo. 
Agora com o professor Clenio e com nosso grupo de amigos e amigas do teatro melhor ainda, estamos aqui unidos a nos, meu muito obrigado. L.M. B. 'O amor de Deus é especial'." 
Assim, como muitas histórias que escuto, essa foi me entregue por escrito, achei legal o modo e a simplicidade que ela usa as palavras pra narrar sua vida, com gestos simples, um sorriso sincero e uma fala tranquila ela leu para o grupo e foi aplaudida. Nos aplausos tinham o apoio e as semelhanças pela história que muitos ali viveram, e através dessas semelhanças o grupo se torna mais próximo e a cada atividade mais afetuoso. E a vida continua, e vamos juntos trilhar mais um pouco desta caminhada...

Por: Clenio Lopes





Nenhum comentário:

Postar um comentário