quinta-feira, 31 de março de 2011

Inclusão Escolar: Desafios para o psicólogo


A idéia de inclusão escolar não se dá apenas em relação às pessoas portadoras de deficiências, como é debatido no contexto escolar de hoje, e sim incluir os indivíduos, que não tem acesso ao ensino, independente da condição socioeconômica, gênero, raça, religião e das características individuais. Nesse sentido o profissional de psicologia que atua na área escolar, terá alguns desafios para desconstruir essa representação de que apenas se trabalha com necessidades educacionais especiais.
Portanto, o psicólogo escolar deve buscar seu espaço junto às equipes de trabalho psicopedagogica e de outros profissionais da área educacional, para que ocorra uma mulptidisciplinaridade visando dar conta das problemáticas escolares. Reconhecendo que os fatores subjetivos estão aliados às idéias de exclusão, no que caracteriza a diversidade humana, em função das condições econômicas, culturais, sociais e biológicas que se apresenta num contexto escolar. Assim, pensa-se a aprendizagem como uma função do sujeito psicológico que aparece ao longo de seu desenvolvimento, essa consciência psíquica facilita na participação do psicólogo em todo processo educacional junto aos planos políticos pedagógico da instituição escolar.
Outro fator importante é o trabalho em relação à subjetividade social da escola, que se expressa na configuração das concepções, sentidos, crenças e valores que caracterizam o espaço escolar. Leva-se em conta que essas concepções são aliadas ao preconceito e ideologias. O psicólogo ao conhecer essa dimensão da instituição escolar, terá um entendimento para ressignificar a concepção de seu trabalho junto aos processos educativos. E integrar seu conhecimento psicológico para a compreensão do que ocorre no contexto da instituição escolar em sua dimensão social, descentralizando na visão que focaliza apenas no problema e não o sujeito, desconsiderando as potencialidades individuais. A psicologia terá seu papel reconhecido junto aos profissionais da escola quando promover as mudanças nas dinâmicas do funcionamento escolar, efetivando assim um caráter inclusivo.
Perante essas noções, o desafio mais importante esta em refletir sobre seu papel social junto à escola, levando em conta o compromisso que se tem não apenas como profissional. E ao atuar no campo da educação prioriza-se o olhar critico construtivo e compromissado com a transformação da realidade, trabalhando sempre como um cidadão ativo, criativo e inovador, reconhecendo seus limites e identificando-os para na medida do possível amplia-los num trabalho efetivo da inclusão educacional a todos os sujeitos que tem esse como direito.
Todos os esforços garantem o compromisso social e criativo da psicologia atuar na escola, promovendo uma mudança de paradigmas que facilitará o trabalho do mesmo em instituições sociais, numa perspectiva de novas possibilidades de ação para todos os profissionais que atuam na área da educação também como um processo preventivo das futuras demandas da educação.

 Autor: Clenio Lopes

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