domingo, 29 de novembro de 2020

Reflexões e pensamentos #01

Toda dor é necessária ou todo aprendizado é necessário?


Consultório Rua Bento Gonçalves, 2437 Sala 601

Vivemos em uma cultura que muitas vezes parece cultuar o sofrimento. Sim, aprendemos através da pedagogia da vida com os ciclos que se iniciam e se transformam.  e de cada experiência podemos tirar um ensinamento, desde o conflito latente dos relacionamentos, aos omitidos, sempre manifestamos alguma reação às situações que a vida nos coloca, ou que nos colocamos na vida. Seja qual for o sofrimento, o lamento ele vem do desejo da descoberta, e como ela chega até nós é muito singular e único.

Como uma criança que se assusta com a própria sombra, também nos assustamos com o mais obscuro de nós mesmos, que vai se revelando ao longo do processo de autodescobrimento, da convivência ou da solicitude.  Seja pelo autoengano, autossabotagem tudo que emerge é importante para tomarmos consciência de nossas fragilidades. Mas também nossas potencialidades de superar cada instante com delicadeza, paciência e autoconhecimento.

As relações são complexas porque carregamos nossas histórias, ‘traumas’, sintomas e repetições, rompe-los é um exercício que devemos estar disposto a fazer a cada dia, do acordar ao adormecer.

O acompanhamento psicoterápico auxilia na descoberta da melhor forma de lidar com essas angústias. 

Clenio Lopes

Psicólogo - Atendimento Online e Presencial 
CRP 07/18432

Consultório:

Rua Bento Gonçalves, 2437 Sala 601 



Nenhum comentário:

Postar um comentário