segunda-feira, 29 de junho de 2020

Expectativa e Idealização

 
Consultório Rua Bento Gonçalves, 2437 / Sala 601 - Caxias do Sul - RS 
     Vivemos situações e momentos que quase sem controle criamos expectativas demasiadas em todos os instantes, seja por uma mensagem recebida, um encontro cheio de planos, que no decorrer dele vivemos e percebemos emoções dualistas. Somos seres em constante aprendizado, quanto mais explorarmos esses momentos de excesso (sem culpa), maior a possibilidade de encontrar um caminho para que essas pequenas crises momentâneas sejam cada vez menores. 
     Nas relações mais íntimas, até as mais distantes, estamos buscando um encontro consigo mesmo, e também desconstruir  um passado de dores e mágoas que não devem  definir o nosso agora. É importante quando revisitamos nossa história  percebermos pequenos detalhes que reproduzimos ainda hoje, seja numa competição infantil sem propósito, seja assumindo papeis de controle e/ou de estagnação diante de situações que nos exigem posturas de decisão. Se hoje temos a oportunidade de conviver com pessoas que nos permitem vir à tona nosso melhor e nosso pior, não é pra sofrer novamente, e sim tirar da situação o melhor aprendizado. Podemos transformar aqueles sentimentos opositores em autoconhecimento, compreensão do outro e aceitação das diferenças. 
     Ao entender que diante da imensidão do universo somos únicos, percebemos o mundo de forma individual e podemos compartilhar isso no coletivo. E isso é um exercício diário, criar menos expectativa e tirar das idealizações, pois entre o real e o ideal existe um abismo. Mas é desse abismo que vamos ressignificar nossas histórias, acolher nossas dores, aceitar nosso passado com empatia, entender que as pessoas, naquele momento, ofereceram o que tinha que dar, seja um amor distorcido, uma agressão/desentendimento sem sentido, uma palavra dolorosa sem pensar, e agora você pode receber tudo que merece de forma plena. Tudo que passou faz parte da nossa história, mas hoje é a oportunidade que temos de nos sentirmos merecedores, já que  são outros atores na cena e podem nos oferecer o melhor. 
     Se ontem teve que tomar decisões sozinho, permita-se hoje saber que pode tomar decisões em conjunto, se falou demais e achou que não foi escutado, hoje fale normalmente sem pressa, não é o outro que precisa escuta-lo, talvez seja você mesmo.  Porque ninguém veio ao mundo para suprir nossas expectativas, assim como não iremos suprir as dos outros, MAS, podemos juntos encontrar alternativas de conviver nossos desajustes e afetos, amenizar expectativas, aceitar o que recebe e não aquilo que idealiza.  E se amanhã cair de novo, levante-se e faça do tombo o  seu trampolim e pule como uma criança livre, sem medo para mais um dia de descobertas de si mesmo.  Permita-se apenas SER. 
Não controlamos nossas emoções, mas podemos controlar o que faremos com elas.

Clenio Lopes, psicólogo 
+   55 54 999480872 
cleniolopes@hotmail.com 

Um comentário: